Minha longa caminhada

Minha longa caminhada
Estou partindo de 96kg para chegar aos 65kg, Tenho q me livrar de 30 kg. .

domingo, 27 de novembro de 2011

Fatorexia ou Gordorexia: já ouviu falar?



Hoje eu fiquei horrorizada com uma descoberta: estou MUITO mais gorda do que eu imaginava!!
Aí, você pode se perguntar: "como assim mais do que imaginava?" Pois é exatamente isso que você leu!
Ontem fui a um evento com o meu marido e neste evento tínhamos que usar uma camiseta tipo pólo, como um uniforme. E este tipo de camiseta simplesmente eu detesto, "esta camiseta me engorda" pensei.
Apesar de me pesar corriqueiramente e ver os  números da balança aumentarem, apesar de ter de comprar roupas com numerações maiores, apesar de estar com problemas de saúde por conta do excesso de peso, eu não estava me dando conta do QUÃO gorda eu estou.
Parece piada, mas é uma triste e chocante verdade.
Me dei conta por causa da "camiseta pólo que me engorda".
Sempre fui muito vaidosa, gosto de me vestir bem, de ter as unhas sempre bem feitas, cabelos bonitos e tratados e uma boa maquiagem. Assim eu me arrumava, assim eu cuidava de mim e conseguia disfarçar as minhas "imperfeições". Coloco roupas bonitas, confortáveis e soltinhas, faço aquela escova no cabelo, coloco uma cor chique nas unhas, me maqueio e me olho no espelho e falo: tá linda!
Toda vez me olho no espelho eu penso: "é..vc tá um pouco gordinha, mas tá bom...tá bonita ainda."
Mas neste sábado eu fui obrigada a usar aquela camiseta pólo...
Mas o que combinar com ela?
Num primeiro momento pensei com colocar aquele sortinho branco. Fui colocar e.....não coube!
Os pensamentos me vieram à cabeça: "tá engordei mais um pouco, tudo bem".
Então revolvo colocar uma saia e...não entrou!
Aff...
Por fim tento colocar uma bermudinha...opa....yes, deu certo, hum...ficou bom...tá, vamos lá!
E "lá" chegamos e "lá" tiramos muitas e muitas fotos. E, pronto, meu mundo caiu!!!
Aliás, minhas fichas cairam...e doeram.
Sim, eu estava naquelas fotos, aquela GORDA ERA EU!!!
Eu, eu mesma!
Gorda, obesa, muito mais do que eu me via no espelho. Como pode?? Como pode?? Eu não conseguia assimilar aquilo. Ou melhor, aí sim que eu me dei conta de tudo, de todos os problemas que eu tenho enfrentado. 
Eu me olho no espelho e me vejo magra!!! Não consigo enxergar toda a minha obesidade.
Fiquei chocada!
Na verdade eu estava já percebendo isso....toda vez q eu via uma foto minha eu me indignava: caraca to gorda mesmo. Mas depois "esquecia", como pode?
O que acontece é que quando não estou me vendo e se me imagino, me imagino magra. Na verdade me imagino como eu era. Minha auto-imagem é "daquela" Melissa que um dia foi magra. Eu não consigo me ver gorda, não consigo me ver como estou agora. Não me parace real, não sou eu....aquela gorda da foto não sou eu. Mas sou!!!
Meu cerebro TEM q entender! Sim, eu sou!! Sim, EU ESTOU GORDA, estou obesa!!!
Aceite isso e mude!!! Mas meu cerebro  rejeita essas informações, mas pq? Por queeeeeeeee????
Só sei q "ele" tem me atrapalhado e em muito.
Veja que contradição: sim, eu sei q estou gorda e também eu sei que preciso emagrecer. Sim, estou com problemas de saúde. Mas tudo isso meu cerebro não está computando!!!!
De alguma forma eu me sinto linda, me sinto saudável e me sinto bem. E por incrível que pareça estes sentimentos estão me atrapalhando!
Porque na minha cabeça louca eu só consigo pensar, estou "gordinha, pouco acima do meu peso".
Mas é MENTIRA isso!!
Como eu não consigo perceber?? Como? Como??
É uma diferença gritante no que eu vejo no espelho e no que eu vejo nas fotos, como pode isso??
Fiquei, e estou, chocada com essa descoberta.
Bem, daí é lógico q eu fui ao Google procurar algo do tipo: "anorexia ao contrário" e descobri que existe algo...
Na verdade não é nada que seja reconhecido pela comudidade científica e médica, mas tem algo já rolando sobre o assunto. Foi apelidado de FATOREXIA ou gordorexia que é um tipo de transtorno alimentar que leva a pessoa a acreditar que está mais magro do que realmente está.
http://nutricionistasdepe.blogspot.com/2010/05/voce-ja-ouviu-falar-em-gordorexia.html

Para Fábio Salzano, psiquiatra do Ambulatório de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo, pode ser que o distúrbio de Bird já seja reconhecido. “Indivíduos com Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), que comem exageradamente sem tomar medidas compensatórias – como vômitos autoinduzidos –, normalmente são obesos e não se dão conta disso”, explica. Segundo Salzano, as vítimas deste transtorno comem muito, mas não percebem que ingerem uma qualidade anormal de alimento.
No entanto, não é que as pessoas com TCAP se veem magras a ponto de acharem que pesam 40 quilos quando pesam 90. De acordo com Salzano, as vítimas deste problema não se acham tão gordas quanto são e acreditam que pesam de 20 a 30 quilos menos do que pesam na realidade. Ele explica que existem diversas maneiras de avaliar a imagem corporal, e o caso de Bird também pode ser o de uma extrema distorção da imagem. “O número de pacientes com este problema não é grande, mas existem pessoas que tendem a minimizar a situação e não se acham tão obesas quanto são”, afirma.
 
 
 
É...parece q é isso mesmo. Vou mudar minhas táticas.
Vou imprimir uma foto GIGANTE minha atual, aliás vou imprimir ESTA foto horrorosa! Para que meu cerebro ENTENDA que eu estou gigante, que eu preciso emagrecer, tenho que parar de me boicotar!!!
Quem sabe isso ENTRA no meu cerebro de uma vez por todas!
Bem, é isso, depois converso mais com vcs...porque por hora estou chocada e tentanto organizar as idéias!
bju

Um comentário: