Minha longa caminhada

Minha longa caminhada
Estou partindo de 96kg para chegar aos 65kg, Tenho q me livrar de 30 kg. .

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Manter um diário alimentar ajuda a emagrecer

FONTE: O Globo (http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2008/07/08/manter_um_diario_alimentar_ajuda_emagrecer-547142775.asp)

Manter um diário alimentar pode ser uma chave para perder excesso de peso, mostrou um novo estudo.


Colocar no papel todos os alimentos consumidos diariamente é uma ferramenta poderosa para quem quer perder peso, indica estudo americano feito com 1.685 homens e mulheres de meia-idade. Os participantes que fizeram um diário alimentar durante seis meses perderam duas vezes mais peso do que aqueles que não tinham o hábito de anotar o que comiam. Foram encorajados a comer uma dieta saudável e tornarem-se fisicamente ativos. Eles também se encontravam semanalmente em grupos para compartilhar seus diários e trocar informações sobre como julgar o tamanho de uma porção.

O resultado da pesquisa reforça estudos anteriores que já apontavam a importância de um diário alimentar durante um programa de emagrecimento e na manutenção do novo peso.




Porque o diário alimentar funciona?
“Eu penso que a parte mais eficaz é a responsabilidade e a segunda parte mais eficaz é a consciência aumentada sobre de onde estão vindo aquelas calorias extra”, explica o coordenador do estudo Victor Stevens, da Kaiser Permanente's Center for Health Research em Portland, nos Estados Unidos.
Mostrar o diário alimentar para outras pessoas é ainda melhor em termos de responsabilidade e isso foi o que os participantes do estudo fizeram. “Você é responsável por si mesmo quando está anotando e é responsável para outras pessoas que estão olhando para os seus registros”, disse Victor.
Anotar todas as calorias consumidas em um dia é uma técnica poderosa, os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento e perceberam com mais facilidade o que mudar para deixar a dieta mais eficiente.
"Os participantes conseguiram perceber de onde vinham as calorias extras que dificultavam seu emagrecimento"
A técnica, segundo Stevens, também faz as pessoas terem mais consciência de suas escolhas alimentares. Diários alimentares também ajudam direcionar áreas que precisam de melhorias. Por exemplo, um diário alimentar pode fazer com que alguém se dê conta de que está comento mil calorias no almoço e a determinar o objetivo de diminuí-lo.
O estudo foi feito em quatro cidades americanas: Portland, Baltimore, Durham e Baton Rouge. Os participantes perderam, em média, seis quilos ao longo do processo. Os que anotaram as calorias consumidas perderam cerca de oito quilos, enquanto os que não fizeram um diário emagreceram apenas quatro. Além de anotarem o que comiam, os participantes também adotaram um programa alimentar rico em frutas, verduras e grãos integrais e fizeram 180 minutos de caminhada por semana.
Manter o diário não tem que ser uma coisa formal. O simples ato de escrever o que você come num post-it ou enviar um e-mail para si mesmo com o que se come a cada refeição já é suficiente - diz Keith Bachman, um dos co-autores.

5 Dicas para manter um diário alimentar
Victor oferece conselhos para manter diários alimentares:
  • Anote enquanto faz. Não espere até o fim do dia para anotar o que comeu e bebeu. É recomendável anotar o mais cedo possível, depois de comer.
  • Foco no tamanho da porção. Pratique em casa com copos e colheres de medida ou balanças de alimentos. Saiba que as pessoas tendem a subestimar quanta comida serviram.
  • Use o tipo de diário alimentar que funciona para você. Não importa se você usa papel, um PDA ou notebook. O que importa é que você o use.
  • Não pule os seus dias de indulgência. É importante manter os registros especialmente nos dias em que estão com tentação para comer. O que é medido tende a ser mudado.
  • Cozinhe em casa. Você terá mais controle do que consome. Isso faz com que seu diário seja mais detalhado.
 A dentista niteroiense Luciana Carvalho confirma a eficiência do diário, mas alerta: a estratégia pode virar mania: "chegou uma hora em que eu me via anotando as duas calorias de uma balinha light". Ela faz outra recomendação, "não adianta tentar descontar os excessos de um dia no seguinte. O importante é você usar o diário para equilibrar sua dieta - diz ela, que perdeu três quilos e vem mantentedo o peso com a ajuda da listinha.


******************


 Ótima dica não é mesmo?
Pois é pessoal, o negócio é fazer um diário alimentar!
Tá, tá...Fazer um diário alimentar é muuuuito chato, concordo. Essa coisa de anotar tudo o que se come, quanto se come, onde se come, quando, com quem ...aff.
Já tentei uma vez e mal consegui, mas talvez eu não estivesse tão estimulada a emagrecer.
Minha sugestão é fazer até um cardápio prévio do que se deseja comer naquele dia, ou naquela semana. Isso é bom pq vc já consegue fazer uma previsão de compras e do que cozinhar, além de planejar melhor as escolhas alimentares. Com este cardápio prévio fica mais fácil fazer um balanço dos alimentos que ingerimos. Mas nunca, nunca mesmo devemos deixar de anotar o que comemos, e isso q é difícil. 
Se imaginou num buffet por kilo com um caderno do lado? Na casa de alguém e pedindo licença: "espera um pouco q vou anotar o que comi". Mas eu acho q temos q nos despir um pouco com relação a este empecilhos q nos colocamos, seria mais uma desculpa. 
Então, chega de desculpas! Farei este diário com afinco! 
Colocarei no diário uma nota de 0 a 10 para a fome do momento, quero ver se consigo identicifar fome física e vontade de comer. Registrarei meus pensamentos e sentimentos relacionados. Acho q será uma boa forma de perceber pq estou comendo sem fome física e como poderei driblar a fome psicológica, sendo q esta me atrapalha e muuuuuito neste processo. Assim que eu tiver um modelo de diário alimentar eu postarei aqui para que vcs me acompanhem e tb possam utilizar para si proprios.
E vamo q vamooo!!








5 comentários:

  1. opa!! é mto eficaz mesmo!! emagreci um monte fazendo isso pra ir ao seu casório mê!!!!
    eu anoto tudo numa planilha do excel... assim o programa vai calculando quando vou armazenando os dados da dieta!!! se quiser te passo! bjuuuuuu

    ResponderExcluir
  2. o bom do excel tb é que posso postar as fotos que tiro das refeições!!
    olha, ajuda um monte, pois vc pensa duas vezes se vai comer aquele bombom e colocar em seu diário...
    podemos compartilhar nossos diários, o que acha???
    bjbjbjbjbj

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu quero sim!!! Q ótimo, to me matando pra fazer um diário...
    Me passa o seu q eu publico aqui o modelo, será uma ótima ajuda.
    Vc já é uma prova q o diário funciona, depois te conto como será para mim. Bjuu

    ResponderExcluir
  4. viu? te mandei a tabela, caso a publique faça modificações melhores e com outros exemplos. vergonha... por favor, mude!
    combinamos aos domingos fazer um fórum pelo msn... kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Eu vi sim, pode deixar q vou usar como inspiração, vou fazer as mudanças necessárias antes de postar! Fique tranquila.
    Adorei aliás!!

    ResponderExcluir