Minha longa caminhada

Minha longa caminhada
Estou partindo de 96kg para chegar aos 65kg, Tenho q me livrar de 30 kg. .

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alimentação e estresse

Muitas vezes comemos demais por conta da nossa ansiedade, estresse, frustração, tristeza...

Enfim, um cem número de problemas e sentimentos, desculpas que usamos para descontar na comida. Comemos muito e mal. Quando não estamos bem preferimos comer doces, chocolates, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, etc.

Mas por que preferimos alimentos com baixo teor nutritivo e alto custo energético quando nos sentimos mal?

Para mim a resposta pode estar em casa mesmo. Sempre que me sentia mal, meus pais compensavam me levando para alguma lachonete, tomar sorvete ou me compravam balas.

Compreendem como a coisa funciona? Acho que fui condicionada a sempre que tiver um problema "resolve-lo" comendo. Comer nos dá prazer, nos lembra o tempo q éramos crianças e era ótimo comer porcarias. 

Por que comer doce dá sensação de prazer? Também porque comer  está diretamente ligada à produção de serotonina, uma substância responsável por melhorar o humor, causando sensação de bem-estar. Funciona assim: o açúcar de doces ou de carboidratos refinados, por exemplo, é metabolizado mais fácil pelo organismo. Como a serotonina necessita de açúcar para ser produzida, ela entrará no sistema circulatório em maior quantidade. 

Daí a sensação de prazer quase que imediato quando se ingere qualquer tipo de doce. Por isso é que queremos comer coisas calóricas, que contenha bastante carboidrato refinado para que o açúcar destes alimentos entrem rapidamente no nosso sistema circulatorio. É um vício! 

Descubra por que o estresse e a ansiedade ajudam a engordar e saiba reconhecer os sinais de obesidade provocados pelo nervoso clicando aqui.

Abaixo seguem algumas dicas para auxiliar no controle do estresse:
  • Evitar açúcar, café e sal em excesso. Lembrando de dar preferência aos alimentos mais naturais, e de preferência orgânicos, pois os alimentos industrializados, normalmente, são ricos em sal e açúcar. O café pode ser substituido por chás como o de camomila, erva-doce e cidreira.
  • Os alimentos ricos em magnésio devem fazer parte da alimentação de uma pessoa que pretende evitar os danos causados pelo estresse: o magnésio atua na contração muscular auxiliando no relaxamento da musculatura e aliviando o estresse. Fontes: castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral, trigo e folhosos de cor verde-escuro (agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula).
  • Alimentos que são fontes de carboidratos simples e complexo também devem ser utilizados, já que o estresse leva uma depleção de glicose e de energia. Por esse mesmo motivo, recomenda-se, também, um aumento na ingestão de proteínas, pois quando a reserva de glicose acaba o organismo passa a utilizar a proteína como fonte de energia.
  • Gergelim, Tofu e Quinua são alimentos fonte de cálcio, que junto com o magnésio auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • O ferro, presente na farinha de soja, no feijão azuki, no açúcar mascavo e no melaço, também tem uma ação importante no combate ao estressse auxiliando na melhora do sistema imunológico.
  • Vitaminas do complexo B auxiliam no fornecimento de energia melhorando a disposição. Ainda diminuem ansiedade e irritabilidade e controla a oscilação de humor.
  • Alimentos que atuam na produção de serotonina (cacau) e fonte de triptofano (frango e peixes) auxiliam na prevenção de depressão, pois em estado de estresse crônico há uma menor produção de serotonina, podendo, sim, desencadear um quadro de depressão.
  • Evitar alimentos gordurosos, já que com o estresse é mais frequente o indivíduo ter azia, má digestão e queimação.
  • Alimentos fonte de ômega 3 são muito importantes, pois auxiliam no controle hormonal e tem ação antiinflamatória e antioxidante.
  • Água-de-coco, lentilha, feijões, grão-de-bico, cereais integrais, laranja e banana são boas fontes de potássio que auxilia na condução de impulsos nervosos e mantém o bom funcionamento cerebral.

O ESTRESSE ENGORDA VOCÊ? Clique aqui e faça o teste!



Nenhum comentário:

Postar um comentário